Eventos em Ciências Florestais, VIII Simpósio de Pós-Graduação em Ciências Florestais

Tamanho da fonte: 
Alelopatia do extrato foliar de Sideroxylon obtusifolium Roem. & Schult. sobre a germinação de sementes de Mimosa caesalpiniifolia Benth.
Josenilda Aprigio Dantas, Luiz Augusto da Silva Correia, Francival Cardoso Felix, Fernando dos Santos Araujo, Mauro Vasconcelos Pacheco

Última alteração: 2014-10-17

Resumo


Alelopatia é o produto do metabolismo das plantas que quando liberados no ambiente interagem no desenvolvimento de espécies vizinhas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial alelopático do extrato aquoso foliar de Sideroxylon obtusifolium Roem. & Schult. sobre o desempenho germinativo de sementes de Mimosa caesalpiniifolia Benth. Para tal, as sementes M. caesalpiniifolia foram colocadas para germinar em substrato umedecido com extratos aquosos preparados a partir de folhas frescas de S. obtusifolium nas concentrações de 1,0, 2,5, 5,0, 10,0 % e controle (0,0%). Foram avaliadas as variáveis porcentagem de germinação e índice de velocidade de germinação. A germinação de sementes de M. caesalpiniifolia não é afetada pelas concentrações dos extratos, porém a velocidade de germinação é reduzida na concentração de 5,0%.

Palavras-chave


Interação ecológica; Metabólitos secundários; Caatinga.

Texto completo: PDF