Eventos em Ciências Florestais, VI Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal

Tamanho da fonte: 
DIVERSÃO & MENSURAÇÃO: GAMIFICANDO A DENDROMETRIA
Mariana Peres de Lima Chaves e Carvalho, Samuel de Pádua Chaves e Carvalho

Última alteração: 2023-09-12

Resumo


A diversidade de cursos de graduação disponibilizados pelas instituições de ensino superior no Brasil beneficia jovens estudantes em ter decisões assertivas tomadas sobre a escolha do curso desejado como: medicina, direito e algumas engenharias. Porém, as consequências negativas são vislumbradas, visto que existe uma gama de cursos que podem gerar confusão, dúvida e frustração, na hora da opção, propiciando um labirinto desastroso na futura escolha profissional dos jovens. A Engenharia Florestal não é uma profissão conhecida e difundida pela sociedade, e o público infanto-juvenil muitas vezes não tem informação sobre esta profissão. Um mecanismo utilizado para despertar curiosidade e sede pelo conhecimento entre o público mais jovem é a gamificação. A gamificação utiliza de jogos virtuais ou não, para ensinar, cativar o público-alvo, utilizando de desafios, bonificações, que visam, motivar os indivíduos e garantir assimilação dos conteúdos em espaços de conhecimento e capacitação. Desta forma objetivou-se elaborar uma gamificação para o público juvenil imergir em temáticas de mensuração florestal, uma área de destaque da Engenharia Florestal, contribuindo de forma direta na escolha assertiva pelo curso, e de forma indireta, visto que um acadêmico não-frustrado, evita a evasão, que é um problema enfrentado pelas instituições de ensino superior no Brasil.


Palavras-chave


educação juvenil; evasão acadêmica; metodologias de ensino

Texto completo: PDF